Marcadores

  • 1 (1)
  • 2 (1)
  • 3 (2)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projeto de restauração do laboratório

ARREGAÇANDO AS MANGAS
            Como acontece em muitas escolas estaduais mineiras, apesar de a Escola Estadual Cristiano Machado possuir um espaço relativamente grande e adequado para práticas de laboratório, com o tempo ele foi perdendo sua função, até cair em desuso. Uma vez em desuso, este espaço foi ganhando o status de depósito e quarto de despejo, onde se guardou e descartou de tudo, desde os materiais utilizados nos experimentos antigos a restos de material de construção e móveis escolares antigos.
            Com o ingresso dos alunos de Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, através do Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID, pretende-se revitalizar este espaço, para que volte a funcionar como laboratório, onde alunos e professores possam ter acesso a práticas de complementação das aulas teóricas, e possam ser desenvolvidos projetos que visem o incentivo à pesquisa e promoção da Física.
            A restauração implicará inicialmente na retirada de todos os materiais não aproveitáveis que foram depositados ao longo do tempo e, posteriormente, tomar providências como:
  • Pintura nas paredes móveis;
  • Limpeza do espaço, exterminando traças e cupins e elimininando a poeira;
  • Construção de equipamentos experimentais;
  • Destinação correta às substâncias químicas com data de validade vencida.
            O estado de abandono que se encontrava o laboratório só fez crescer na equipe o sentimento de que, apenas com muito trabalho e o empenho de todos, em breve teríamos onde desenvolver nossos projetos educacionais, voltados para a demonstração e experimentação.
            Alguns acontecimentos alimentaram os ânimos:
  • Foi encontrado um grande número de espécimes animais conservadas em formol e álcool, muitos cartazes detalhando partes do corpo humano, modelos didáticos de olhos, ouvidos e esqueleto, além de quantidade expressiva de vidraria, tais como tubos de ensaio, balões volumétricos, pipetas, dentre outros. Esses achados possibilitam que o laboratório de Física possa servir de referência também para o estudo da Biologia e da Química, tornando-se, assim, um laboratório de Ciências;
  • Microscópios novos, dentro da caixa, pareciam nunca terem sido utilizados;
  • Materiais úteis na montagem de experimentos de Física, tais como dinamômetros, termômetro, haste com base e presilha, um modelo do sistema solar (que precisará ser restaurado), um kit com experimentos (bastante desfalcado), enfim;
  • Um bom espaço inutilizado durante anos, isolado do restante da escola, comunica-se com o laboratório, e possui até uma varanda. Esse espaço poderá ser utilizado tanto para realização de demonstrações que devam ser feitas ao ar livre, como uma área de preparação e, porque não, área de convivência.
            Depois de muito suor derramado, sustos e até alguns ferimentos, pudemos contemplar os frutos do nosso esforço: um espaço limpo, arejado, bem iluminado. Mas ainda há muito que fazer e o trabalho não para. Devido aos tramites burocráticos, necessários para os investimentos previstos no PIBID, teremos que iniciar a utilização do laboratório apenas para a realização de experimentos de menor complexidade, muitos dos quais utilizando material reciclável, até que cheguem os novos equipamentos. A pintura é outro ítem que ficará para outra oportunidade, pelo mesmo motivo. Apesar disso, para quem não tinha nada, agora possuir um espaço multi-temático, que poderá servir a várias disciplinas, ainda que não nas melhores condições, é algo esplêndido.

Em breve mais fotos..

5 comentários:

  1. Parabens, equipe do Cristiano Machado. Excelente a ideia do Blog. O visual da pagina está uma beleza. Gosto de ver o entusiasmo em voces. Tenho certeza quer farão um bom trabalho nessa escola, marcando sua presença, fazendo a diferença!
    Prof. Fernando E. Werkhaizer

    ResponderExcluir
  2. As tirinhas são mesmo hilárias. Gostei de ver que o blog está bem dinâmico. Aquela reportagem sobre o incêndio no reator está ótima. Parabens!!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que toda nação que queira ser evoluída, não pode fazer isso andando de costas como o Brasil. Investir em educação é a receita do sucesso. Inovar tecnologicamente é essencial e as Ciências Exatas têm papel fundamental, de modo que disciplinas como Física, Qúimica, Matemática e Biologia deveriam ser necessariamente privilegiadas. É muito difícil atender às propostas da secretaria de educação de Minas Gerais, no diz respeito à Física, trabalhando com duas aulas semanais apenas. É lamentável, um projeto tão bom como o PIBID, que pode dar tantas contribuições importantes sendo limitado pelo tempo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do comentário Antônio,mas eu entendi certo mesmo?! Será que NO DIZRESPEITO À FÍSICA foi um trocadilho???

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não pensei nisso antes, mas estaria correto. É um desrespeito o que fazem com a Física. Mas foi erro de digitação mesmo.
    Poderia ter ficado assim No "QUE DIZRESPEITO À FÍSICA!".

    ResponderExcluir